A composição dos viajantes.

12 julho, 2012

É drasticamente notória a mudança que sua vida sofreu nos últimos três anos. Antes sua vida se passava num lugar pequeno, podia chegar a pé a quase tudo o que se precisava e as idas lá fora eram raras. Hoje vive lá fora, o deslocamento até o que precisa é grande e quase não caminha dentro do seu lugar de origem. Pode-se pensar que tais mudanças seja lá um tanto ruins, a priori não. Ganhar o mundo, mesmo que metaforicamente, nós dá aquela velha sensação de liberdade, a mesma que geralmente nos leva a aprender por bem ou por mal a tomar nossas próprias decisões, o que acaba nos levando a crescer e amadurecer.
Como num jardim, o crescimento não se dá apenas para uma rosa, mas também para a maioria delas. Vivem ali juntinhas, no mesmo ramo, até chegarem no ponto certo. O ponto onde cada uma tomará o seu caminho. Seja para um amor, seja para uma mãe ou seja para um floricultura, talvez. Tal separação pode até não ser tão sentida por elas, mas imagine o mesmo entre você e seus amigos de infância, por exemplo. Na vida sempre haverão vários caminhos a se tomar, mas isso não quer dizer que você terá os mesmos companheiros de viagem por todo o percusso.


Desde do inicio da sua jornada, quantos companheiros de viagem ainda estão caminhando com você? Na minha, quase todos que iniciaram comigo se perderam na infância, alguns continuaram até meados da minha pré-adolescência, desses pouquíssimos chegaram comigo a adolescência. Diversos fatores nos distanciaram, o principal foram os caminhos diferentes que tomamos, seja mudança de bairro, de escola ou até mesmo a falta de tempo. Esse último tem se tornado o principal fator para que a distância entre eu e meus atuais companheiros tenha se tornado um pouquinho maior a cada mês.
A pouco metros de chegar a mais uma estação da jornada, a vida adulta, todos caminhamos mais ocupados, mais preocupados e mais ansiosos. Esse trecho é um daqueles em que mais precisamos de apoio, não é? No caso dessa pré-vestibulanda que vos escreve esse trecho é um dos mais complicados de se atravessar se não tiver alguém para acompanhar. O medo, a incerteza e a insegurança são obstáculos frequentemente encontrados por quase todo o trecho. Se você já passou por isso com certeza se familiarizou com a situação.
Mas há algo que me tranquiliza. Cada um que passou comigo por algum trecho de toda essa jornada, deixou um pedacinho de si. Cada um deles compõe o que sou hoje e me ajudou a chegar até onde cheguei. Creio que você também tem em sua composição pedaços assim. Pois apesar da distância, todo aprendizado vivido, os laços criados e as situações vencidas não se esvaem, permanecerão aqui até o fim do caminho, sendo assim só nos resta a saudade e o agradecimento á aqueles que fizeram valer a pena cada trecho já percorrido.
Texto para a 114º Edição Opinativa do BLQ.

Olá gente! Como estão? Primeiramente gostaria de dizer que estou bastante feliz devido o carinho que tenho recebido aqui no Fez-se Flor, muito obrigada a você que visita e contribui para o crescimento desse jardim! Tenho conhecido muitas belezuras por aqui também, viu? Lembrando que se você tiver alguma dúvida ou sugestão; precisar da ajuda de quem vos escreve ou quer apenas manter contato, é só ali em cima na aba "contato" e deixar sua mensagem, responderei com o maior prazer. Não se acanhem! Quanto ao post, estou mais uma vez participando do Bloínquês, mas dessa vez da Edição Opinativa. O tema dessa semana veio bem a calhar, era realmente algo que eu já havia pensando em compartilhar por aqui. Beijos, Ju.

12 comentários:

  1. A maioria das pessoas que conheci quando mais nova já se perderam por aí. Conto em uma mão os que ficaram, mas esses que ficaram são exatamente os que eu queria e lutei pra manter. Gostei do texto!

    www.tododiaoutravez.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto Juli! Tenho certeza que seu texto estará entre os que deixará o pessoal lá mais envolvido. Eu me envolvi. E não só porque eu sei que estou contida aí nessas palavras, mas porque ele está realmente bom. Boa sorte :)

    ResponderExcluir
  3. Mas,quem não precisa daquela mão amiga,de um suporte? É normal.
    Emilie Escreve || Fanpage

    ResponderExcluir
  4. Minha cara Juliana!

    Gostei muitíssimo do seu texto e refletindo um pouco nele, realmente, muitos marujos já passaram pelo barco. É uma pena que nem todos continuem à bordo. Outros entraram depois e estão se dando bem.

    Apesar dessa mudança na tripulação, gosto de acreditar que todos que passaram pelo barco, saíram deixando saudades e que se um dia os encontrar novamente pelas viagens da vida, certamente serão bem vindos à tomar uma caneca de hidromel e contar as boas novas!

    Peace ~

    ResponderExcluir
  5. Olá! Como vai? Primeiro, deixe-me dizer que adorei esse lugar. É cheio de doçura, sabe? E flores são tão belas, fez-se muitas nesse teu jardim, a cada escrita tua se faz uma flor. Vale dizer que venho observado seus textos há algum tempo e só agora vim comentar... Não me pergunte o porquê disso, hahahhaa.
    Mas eu concordo com o seu texto e muitas vezes penso sobre isso. Muitas, mas muitas pessoas mesmo que começaram a caminhada junto comigo, ainda estão caminhando, mas longe, por outros caminhos... E outros ainda estão comigo, lado a lado, mas sei que uma hora os caminhos se tornarão diferentes. A fase adulta, entende? Pouca gente que marcou sua juventude acaba indo para essa fase. Isso não lhe dá medo? A mim dá. Apesar de como falaste, independente de tê-los por perto ou não, todos que passam em nossas vidas e se tornam especiais deixam um pedacinho deles conosco quando mudem a direção.
    Um beijo, @pequenatiss.

    ResponderExcluir
  6. Oi Juliana! Tudo bom?
    Primeiro gostaria de agradecer o carinho lá no blog, que bom saber que você também gosta de beatles! Garota de bom gosto :)
    E depois dizer que seus textos são incríveis! Você tem vocação e é inspirador ler o que você escreve. Vou ler sempre agora que descobri aqui ^^

    se estiver interessada em parceirias, só falar comigo (:
    www.sorriaavidaebella.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Muito lindo o texto, os seus textos são sempre incriveis.
    Mudanças... São necessárias, mas dolorosas, fica a saudade :)
    @awnste
    http://www.senhoritaliberdade.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá Juliana!Que sorte chegar até aqui e conhecer seu blog!Confesso que naveguei distante entre a maré de suas palavras, meditei e cheguei a um porto seguro!Lindo texto!Seguindo-te...

    Abraços

    wwanjoclandestino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Os que começaram a jornada comigo tomaram caminhos muito diferentes, se perderam em minha infância também, mas existem ainda aquelas pessoas que estão sempre por ali, e que posso visitar quando puder ou querer a qualquer hora, é da família já e isso eu sei que preciso valorizar. E é como você escreveu, cada um tem um pedacinho em mim, fazendo e moldando minha história de vida e isso já é algo para valorizar, mesmo não tendo mais contato com essas pessoas. Lindo texto, linda mensagem, você escreve muito bem mesmo ♥

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  10. Olá Juliana
    Este é um caminho que todos nós vamos passar e o principal mesmo é poder fazer grandes amizades no meio do caminho. Conhecemos muitas pessoas especiais que nos ajudam a completar nossa jornada. Espero poder ser um deles.
    Grande abraço
    Fernando
    http://fernu5083.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. "Ganhar o mundo, mesmo que metaforicamente, nós dá aquela velha sensação de liberdade, a mesma que geralmente nos leva a aprender por bem ou por mal a tomar nossas próprias decisões, o que acaba nos levando a crescer e amadurecer." Adorei esse trecho, aliás adorei todo o texto, sua escrita é muito gostosa de ler. Realmente essas mudanças são inevitáveis, mas acho que são necessárias. Assim como você, já vi muita gente sair da minha vida, por motivos pequenos, falta de contato, de tempo... E eles sempre deixam saudades, e até um certo vazio.

    http://trezepassoserrados.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá, primeiramente gostaria de agradecer sua visita lá no meu cantinho, em um momento tão especial.
    Vim aqui e me deparei com um texto tão bom que me fez refletir... A vida é assim mesmo, temos pequenas coleções de memórias que nos trazem uma nostalgia de pessoas lá do passado, vez por outra me sinto assim.

    Te sigo, flor.
    Uma braço.

    ResponderExcluir

Olá! Como vai? Obrigada por sua visita!
Sinta-se a vontade para comentar, acrescentar ou indagar! Sempre que possível responderei diretamente na sua página, portanto se não se incomodar, ficaria muito grata se deixasse seu link logo após seu comentário.
Obrigada. ;D