A flor apaixonou-se pelo oceano.

06 julho, 2012

Como em quase todo romance, não sabemos ao certo quando começa, até nos darmos conta de quão encantados ficamos com a cousa amada, assim aconteceu comigo e o oceano. Até onde minha memória, já desgastada, consegue lembrar, a água me chamava muita atenção quando criança, não sei ao certo o porquê, mas minha mãe dizia, que ela costumava me acalmar. Quando tomei posse da "autonomia do banho", onde minha mãe já se arriscava em deixar eu fazer isso sozinha, costumava demorar mais que antes, pois mesmo um tanto crescida a água continuava me apaziguando.

Mais tarde o encantamento continuava, só que dessa vez em forma de chuva. Ah.. a chuva! Para mim, os dias chuvosos estão entre os mais lindos do ano. Moro numa cidade bastante quente. Não temos estações do ano bem definidas, aqui dividimos em duas: estação chuvosa e estação seca. A chuva costuma nos visitar com mais frequência entre dezembro e meados de abril, o restante do ano é bastante seco. Como meu aniversário é em fevereiro, na maioria dos anos, chove. Eu sempre ouvia os mais antigos dizerem, que isso era uma espécie de benção. Diziam que ela caia para purificar o novo ciclo. Então, sempre que isso acontecia, eu costumava tomar um banho ou apenas tocá-la e até mesmo sem ser meu aniversário. Parecia que realmente ela limpava tudo de ruim e me deixava com uma paz tamanha. Outro fato é que sempre que ela aparece para visitar os céus que cobrem a minha cabeça, acontece alguma coisa diferente no meu dia. É impressionante. São esses os fatores que fazem com que essa até o hoje eu a ache mágica.

Porém há, mais ou menos, dois anos me peguei mais uma vez encantada. Não lembro ao certo o início dessa nova história, talvez tudo tenha começado naquelas aulas sobre o Filo Cnidária, no ensino médio. Naquela época tal assunto me chamou muita atenção. Pólipos, medusas, anêmônas, águas vivas, caravelas, corais.. Ah.. os recifes de corais! Lembro-me que meu professor nos mandou fazer um baita pesquisa sobre eles. A partir daí, tudo começou! Agora lembro bem! Quanto mais lia, mais encantada ficava com a vida marinha. Os cnidários foram só o início, depois veio os poríferos, algas, moluscos, peixes e os mamíferos aquáticos. Sou apaixonada por esse universo. Tanto é que pretendo estudá-los com mais a finco, mas essa história fica para uma próxima vez.
— Sei que se você não gosta de biologia, deve estar achando que essa história começou a perder a graça, se é que possuía a priori. Mas tenho uma boa notícia, a parte "chata" acaba aqui (risos) —



Os habitantes desse universo não foram os únicos motivos que fizeram com que eu me apaixonasse. O próprio oceano foi o que fez a mágica acontecer. Assim como a água, propriamente dita, e a chuva, ele possui os mesmos poderes de acalmar e purificar. Aquela imensidão azul, o barulho das ondas quebrando e a brisa úmida que traz consigo, acalma qualquer ser. Já o hidrodinamismo das marés, que além de ajudar na formação do declive na praia, metaforicamente tem ação purificadora. As marés vem e limpam tudo que está na sua frente, assim como a chuva e quando volta leva consigo o que sobrou. Ainda há a relação das mares com a lua e o sol, não é lindo? Não sei você, mas para mim há uma magia na natureza!
Bem, vamos ao fim dessa história. Contudo isso e um pouco mais, concluí que toda essa magia acontece porque talvez eu seja tão profunda e tão misteriosa quanto o oceano. Mas as pessoas só costumam ir até a borda, para molhar os pés.

Olá pessoas! Como estão? Hoje acordei com vontade de contar essa história. Pode ser que ela tenha continuação.. ainda há tantos mistérios aqui dentro quanto lá. Desculpem pelos "termos técnicos", quando gosto muito de algum assunto, costumo ler e pesquisar bastante sobre (risos). Espero que não tenha ficado tão grande e maçante. Criei uma nova tag chamada "Ao natural", ando pensando em contar um pouco pra vocês, sobre as minhas paixões e observações de toda essa fonte de vida. Gostariam de ler tais relatos? Possuem alguma paixão parecida? Também acreditam que a natureza tenha toda essa magia?
Beijos, Ju.

20 comentários:

  1. Minha querida e grande amiga! O seu texto está maravilhoso!Nossa! Você tem uma habilidade extrema de escrever e demonstrar todas as magias dos seus pensamentos =). Espero que você continue assim.

    ResponderExcluir
  2. "Mas as pessoas só costumam ir até a borda, para molhar os pés", eu quero mergulhar nessa complexidade e nessa profundidade que é você!

    ResponderExcluir
  3. Procure "Palomar", de Italo Calvino. Será um ótimo companheiro para suas viagens ao mar...

    ResponderExcluir
  4. Que Blog lindo!
    Parabéns!
    Beijos
    Eu! Leilinha

    ResponderExcluir
  5. Olá querida, tudo bem?
    Primeiramente, adorei seu blog. E me diz, como não adorar?
    Já estou te seguindo!
    Adorei também seu texto e concordo plenamente com você, quanto a natureza ter algum tipo de 'magia', 'poder', coisa e tal...
    Um fenômeno natural que me encanta e geralmente me inspira é a chuva. Corro pra janela e observo sempre que chove, observando-a, parece que a minha vida se transfigura em um pequeno filme e a magia acontece: surge inspiração automaticamente.
    Parabéns pelo blog, sempre que der, estarei de volta!
    Beijos.

    http://oiflordeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amiga,
    que lindo ler suas palavras tão azulinas e borbulhantes!Como você também tenho um grande fascínio pelo oceano!Demais mesmo,desde pequena sou interessada em tudo que envolve mar.Lembro que ficava paradinha olhando as ondas do mar tocar o meu rosto enquanto observava o mar quase de perto na igreja a beira mar.E me fascinava mais ainda ir à ponte metálica observar um lugar aonde continha algumas informações sobre animais marinhos.Tudo isso sempre me fascinava.Recordo de uma velha enciclopédia em que delineava os olhos em páginas submarinas,que desvendavam os enigmas do oceano abissal.Sou apaixonada por baleias,os cetáceos exercem grande deslumbramento e amor.Queria cuidar de baleias na infância,ser mergulhadora e presenciar a luta entre um cachalote(minha baleia preferida) e uma lula gigante!O mar é maravilhoso e transparece toda a grandeza e beleza de Deus!
    Beijos linda,viajei nas suas palavras!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Seus posts são lindos e sim, sim e sim como respostas para as perguntas :3

    ResponderExcluir
  8. Kkkkk não é só você que pesquisa demais quando gosta do assunto! Faço isso também kkkk
    Mas relaxa, o texto ficou muito bom e leve. Gostei bastante dessa segunda característica.

    ResponderExcluir
  9. Ok! Cheguei aqui e de cara encontrei com uma flor, depois flutuei lendo uma crônica afogada em adjetivos do oceano. Seria então a senhorita dona desse cantinho mágico, uma flor do mar?
    Linda tua forma de escrever e descrever as coisas. Moro tão longe do mar, me arrancaste um suspiro grande de saudade dele! Gosto desse sentimento em relação a água, ela é mesmo purificante e cheia de mistérios!
    Já está no meu blogroll <3 Voltarei sempre! (:

    ResponderExcluir
  10. Parte chata? Onde? Risos. Que linda, a natureza é uma graça e nas tuas palavras ficou mais bela, ai.

    ResponderExcluir
  11. Em suma, precisamos ir ao fundo para conhecermos à fundo. às vezes também me sinto como um oceano.

    Obrigada por sua presença em meu espaço, estarei aqui também sempre que der.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  12. Ai, menina Juliii! Você é fantástica, minha amiga :)
    Eu não gosto de chuva, amo uma piscina, uma praia, mas chuva não... É incrível como você consegue ver nela tanta coisa bonita!

    ResponderExcluir
  13. Caramba, que bom encontrar alguém com a mesma paixão que eu!
    Sou fascinado pela água e a chuva também é uma das coisas que mais me encanta! >.<
    Gostei muito daqui, suas ilustrações são maravlhosas.
    Visita-me?
    ;*

    ResponderExcluir
  14. Olá Juliana!

    Seu post ficou tão profundo quanto os oceanos você descreve. Gostei bastante de ler e imaginar junto com todo mundo as maravilhas que o fundo do mar guarda para poucos que se aventuram.

    A Natureza é uma das mais belas obras de arte que Deus fez. Ninguém consegue imaginar uma forma diferente de cenário para se relaxar e descansar, se não com uma bela paisagem natural ao fundo. Fato!

    Peace ~

    ResponderExcluir
  15. Olá Juliana,
    encontrei o link do teu blog por acaso, e vim visitar.
    Confesso que adorei !
    Tudo muito lindo, suave, e capaz de captar atenção.

    Adorei este post, ele me lembra da minha infância e do meu fascínio pelo oceano - que está presente em alguns dos meus contos também.

    Passo a seguir, e a recomendar.

    Um beijo da Jhosy do Blog:
    http://meninamsicaeflor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Lindo e maravilhoso texto! Eu gosto da chuva, da água, do sol... Mas minha paixão de verdade é pela lua! Nossa, como ela me encanta... Acho que poderia passar noites e noites só olhando pra ela ;)
    Obrigada pela visita no blog.. volte sempre ;*

    ResponderExcluir
  17. Oi flor, tudo bem? Me identifiquei muito com o seu texto, também tenho uma paixão especial pela água, especialmente pelo mar! Tenho uma coleção de bichinhos de pelúcia aquáticos, tenho até uma raia de pelúcia, quer dizer, quem tem uma raia de pelúcia? rs
    Você faz layouts? Sério, amo o daqui e queria dar uma amadurecida no layout lá do blog, eu adoro o que tá agora, mas acho que tá um pouco infantil, sabe? Queria dar um caráter mais amadurecido ao meu blog, se você puder me ajudar, fiquei muito agradecida.
    Um beijão, linda.

    www.hiperbolismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Que lindo, carawn *-*
    Nunca tinha reparado nisso, mas é verdade. Talvez, pra mim, não especialmente a água. Mas por exemplo, quando viajo pra um interior... Paro pra olhar a paisagem e poderia ficar uma hora, talvez. É simplesmente relaxante, 'purificador' mesmo. Amei :3
    Beijos, sua linda!
    Just Debee

    ResponderExcluir
  19. Nunca fui flor, nem sei nadar. Mas fico impressionada quando percebo o quanto sou pequena diante da maravilha que é o mar: magnífico e grandioso aos nossos olhos.
    Eu sou mais contemplativa. :)
    Olha, gostei daqui. E voltarei. Abraços.

    ResponderExcluir

Olá! Como vai? Obrigada por sua visita!
Sinta-se a vontade para comentar, acrescentar ou indagar! Sempre que possível responderei diretamente na sua página, portanto se não se incomodar, ficaria muito grata se deixasse seu link logo após seu comentário.
Obrigada. ;D